sábado, 4 de junho de 2011

5 DE JUNHO DE 2011  - HOJE É O DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE E DO NATURISMO


  *Jorge Bandeira


Hoje, domingo, é O DIA DO NATURISMO. Podemos comemorar muitas conquistas e lembrarmos muita gente boa que tem contribuído com este senhor mais que centenário chamado de NATURISMO. Ok estamos todos nus em nossos clubes, praias, em nossas casas, etc. Não é o suficiente. Jamais será suficiente, temos que persistir a cada dia, de forma incansável, para garantir este NATURISMO no futuro que nos desafio pelo presente carregado de tantos desafios. E estamos envelhecendo, e os jovens acanhadamente adentram em nossa nau naturista. Estamos envelhecendo, bem, nus, lógico, é verdade, mas este tempo implacável nos alcança em cada segundo de nossas vidas. Precisamos com urgência de novos nomes, novos naturistas, pensadores do naturismo, gente que entenda este projeto filosófico não de forma pragmática, aleatória, destrambelhada, aventureira. Muitos já nos abandonaram e voltaram para suas velhas e carcomidas roupas, suas roupagens escamoteadas. Alguns quiseram um embate de ideias, e não saíram da Nau nua, da “Nauturista”. Mesmo no antagonismo continuam a nossa luta, com um mesmo propósito: um melhor naturismo para todos nós, para todas as regiões deste imenso Brasil, também feito de particularidades. Acredito que esta “miscigenação” toda, das ideias naturistas, tem feito um bem danado para o movimento naturista organizado. Cada qual em seu quinhão, com suas premissas, com suas particularidades. E por tudo isso é que a garantia do Código de Ética do Naturismo tem sido visto com muito carinho e consideração, sendo nossa “meta mater”, nossa mãe fraternal, nossa guia inseparável. Estamos num grande momento, sem protagonistas ou arautos de um naturismo “verdadeiro”, vivenciamos hoje um naturismo democrático, que apela para o bom senso de todos. Este é o naturismo deste século XXI em sua segunda década que iniciamos neste 2011.

Agradeço a todos que ainda estão conosco. Não basta apenas ficarmos onde já estamos, outra batalha sobre a LEI DO NATURISMO se avizinha. Que venha,pois, vamos encará-la por mais uma vê, e enquanto estivermos por aqui continuaremos a lutar por esta aprovação, sabedores e sabedoras somos deste desafio constante, dos freios e das amarras que serão infringidas em toda esta pendenga política. Os políticos são conservadores, e não adianta pensar de forma diferente, pois os atrelamentos partidários são feitos para garantir a perpetuação. Isso chama-se conservadorismo, e não será diferente quando este tema “polêmico” do naturismo mostrar sua cara (e toda sua nudez!) aos nossos representantes.


Algumas barreiras foram vencidas, e podemos citar alguns programas de TV que trataram este senhor Naturista de forma digna, respeitosa, o mesmo acontecendo com algumas poucas revistas, que trilharam o caminho correto da reportagem, sem o sensacionalismo e a falta de ética da grande maioria. De nossa parte temos feito o melhor, nossos blogs, sites, portais e outros meios de comunicação da era da informática tem dado um banho de competência e atualização. Diariamente são postados artigos, fotos, notícias diversas, programações dos locais naturistas brasileiros. A todos os responsáveis por estas mídias, nossos cumprimentos. Livros são lançados a cada ano por naturistas compromissados com esta justa causa. Um agradecimento especial aos nossos pensadores naturistas, aos nossos escritores, às suas ideias e na certeza da divulgação eficaz das mesmas. O Naturismo não está carente neste item. Do lado do outro homenageado pelo dia, este sim, está hoje em situação crítica: O MEIO AMBIENTE. Podemos listar apenas as aberrações recentes realizadas e em curso no Brasil: código florestal, porto das lajes em Manaus, assassinato de brasileiros no Pará que lutavam contra as madeireiras e a devastação da floresta, poluição, desmatamento, agressão à fauna e flora, maltrato de animais, enfim, paramos por aqui. Este dia 5 na verdade poderia ser um dia diferente, de norte a sul do Brasil, onde cada um de nós, naturistas, pudesse plantar uma “árvore simbólica” em qualquer lugar de sua cidade, uma árvore com uma plaquinha bem visível , onde se pudesse ler: “ Hoje, dia 5 de junho de 2011 eu fui plantada pelo naturismo que me protege. Me ajude.” 


Manaus, 5 de junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário