domingo, 6 de fevereiro de 2011

INFORMATIVO DO GRUPO AMAZÔNICO UNIÃO NATURISTA/FEVEREIRO 2011

INFORMATIVO de FEVEREIRO DE 2011
“Naturismo é a prática da nudez social como forma de desenvolvimento da saúde física e mental através da plena integração com a natureza. Tem por intenção favorecer o autorespeito, o respeito pelo outro e o cuidado com o Meio Ambiente.”
(Definição da Federação Internacional de Naturismo - INF/FNI)
Manaus-Amazonas


Data do encontro do Graúna neste fevereiro:
Dia 27 de Fevereiro de 2011 (Domingo)

Local: O tradicional Sítio do Paulo.
Aniversariantes Naturistas do mês:
Grace dia 05/02

Luz Del Fuego (in memorian) dia 21/02


Doações para a nossa natuteca!


O Graúna realmente é um grupo de muita sorte, além de termos um grupo de naturistas valorosos ainda contamos com a ajuda de nossos amigos dos outros estados do Brasil. Recentemente recebemos itens valiosos no formato DVD de dois grandes colaboradores: Flaviano(RN) e João Carlos(PA). Filmes e documentários, de arte, naturismo e questões ambientais, um material de primeira. Por isso que, na medida de nossas possibilidades econômicas, estamos sempre enviando novidades do naturismo amazônico e estes dois amigos colaboradores.


Arte no sítio do Paulo
Todo mês um objeto artístico será “construído” no sítio, aguardem as novidades, diretas da diretoria de cultura!
Luz Del Fuego/Nossos parabéns!
Dia 21 Dora Vivácqua, nossa eterna Luz, se viva fosse, completaria 94 anos. Ficamos agradecidos ao pessoal do OLHO NU (RJ) que realizou uma recente visita em Tapuama de Dentro (que ficou famosa com o nome de “Ilha do Sol”), local onde reinou absoluta nossa querida pioneira do naturismo no Brasil, até 1967, ano de sua trágica morte. O relato e as imagens, além da possibilidade de um sonho de transformar o local num centro cultural e museu do naturismo, me encheram de felicidade. Acredito que esta bandeira de luta, que não conseguimos realizar na gestão em que participei na FBrN, seja um dos pontos das metas de gestão da próxima diretoria. Uma ação cultural de grande monta, com impacto imediato ao naturismo brasileiro. A preservação de uma memória, e de uma obra tão singular como a de Luz Del Fuego, são impactantes. Posso exemplificar com a recente atualização que fiz da obra rara de Luz Del Fuego, “A Verdade Nua”, de onde recebi grandes elogios de algumas celebridades das letras amazonenses, como as de Márcio Souza (escritor e dramaturgo) que demonstrou seu entusiasmo por este trabalho de recuperar um livro tão importante para as letras brasileiras. Foram muitos os elogios, imaginem com a efetivação de um museu e centro cultural, e hoje, com tanto projeto viabilizado pelo MINC, creio que a FBrN pode encampar esta tarefa, de fundamental importância para nós, naturistas.
CINEMA E NATURISMO EM MANAUS
O Cineclube Baré, um dos poucos com atividade regular em Manaus, em parceria com o Coletivo Artístico Graúna, realiza neste mês de fevereiro um ciclo de cinema todo dedicado ao Naturismo, intitulado “Cinema e Naturismo”, com filmes, documentários, debates e entrega de brindes relativos a esta temática. Como não poderia deixar de ser, em cada sessão faremos uma divulgação de nossas atividades com o Graúna, e entregaremos ao público presente o nosso calendário de bolso 2011. Esperamos, assim, aumentar nossas fileiras de graunenses, que a cada mês se renova, com a chegada de novos integrantes. Os dias das sessões de fevereiro são 04, 11, 18 e 25, sempre às sextas-feiras, às 18h30min, no Espaço Cultural da Livraria Valer, na Rua Ramos Ferreira, 1195, Centro. A entrada é franca. O primeiro filme exibido será o documentário NAKED WORLD (O Mundo Nu, sobre a obra do fotógrafo Spencer Tunick, famoso por suas imagens de multidões nuas. Ainda serão exibidos os filmes, A Nativa Solitária, La Fonte de Neiges, Um documentário sobre a Colina do Sol, outro sobre as raízes do naturismo inglês, e também o único registro oficial sobre o naturismo amazônico, dirigido por Peter Dietrich. Agendem e venham conhecer um pouco de nossa História do Naturismo.

Poema da Mutação
Primeiramente tirei os sapatos

Segundamente a calça comprida

Cumpri depois a retirada da camisa

Estes foram os cometidos atos



A cueca foi a última peça retirada

Desta figura agora desmistificada

Um homem escrito com a tinta

Da única verdade, a do corpo, indistinta.



(Jorge Bandeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário